Sobre uma certa noção de ponto de vista

A incidência do pensamento de Deleuze & Guattari na etnologia ameríndia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47284/cdc.v23i00.17560

Palavras-chave:

Etnologia indígena, Perspectivismo ameríndio, Filosofia da diferença

Resumo

O artigo busca sistematizar alguns dos elos existentes entre as pesquisas em etnologia nas Terras Baixas da América do Sul e a filosofia de Deleuze & Guattari, apontando os principais conceitos e as formas com que foram utilizados de modo a justificar tais conexões. Principalmente tenta-se responder às seguintes questões: porque e como a filosofia da diferença têm sido boa para que certos etnólogos das terras baixas sul-americanas pensem as visões de mundo dos povos junto aos quais pesquisam? Como mapear o uso desta ferramenta que é a filosofia da diferença? O que a etnologia propôs em termos de produção (e tradução) de conceitos a partir do pensamento de Deleuze & Guattari? Durante este percurso, chega-se, ainda, a uma divisão do encontro entre etnologia indígena e filosofia da diferença em três momentos principais. A primeira na obra de Eduardo Viveiros de Castro, a segunda com o trabalho de Tania Stolze Lima, a terceira, mais recente, na qual os pesquisadores voltam a buscar recursos conceituais diretamente na filosofia da diferença a partir do perspectivismo.

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Biografia do Autor

Vicente Cretton Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Docente de magistério superior na Universidade Federal de Viçosa. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), e Mestrado em Ciências Sociais pelo PPCIS (Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), e doutorado em Antropologia pelo PPGA (Programa de Pós Graduação em Antropologia) da Universidade Federal Fluminense (2014). De 2010 até final de 2011 atuou como professor, por indicação da comunidade mbya guarani de Camboinhas (Niterói-RJ), na escola Amba Porã, núcleo avançado da Escola Municipal Portugal Neves.

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Publicado

22/12/2023